티스토리 수익 글 보기

티스토리 수익 글 보기

Por meio da tecnologia, Tamara Gussiardi provoca transformações que impactam - IT Forum

Por meio da tecnologia, Tamara Gussiardi provoca transformações que impactam

Apaixonada por tecnologia desde os 12 anos, head de TI da Nestlé une ferramenta com propósito de transformar em sua gestão

Author Photo
8:12 am - 24 de outubro de 2025
Tamara Gussiardi, head de TI da Nestlé Brasil (Imagem: divulgação)

A capacidade da tecnologia de transformar um comando em ação foi o que inicialmente brilhou os olhos de Tamara Rinaldi Gussiardi para seguir na profissão. E o que ela buscava fazer com a ferramenta, era, na realidade, o que queria na vida real. Até hoje, a executiva olha para a tecnologia como um meio para melhorar a vida das pessoas.

“Quem é de tecnologia é muito às vezes apaixonado pelo produto, né? Mas eu gosto de inspirar meus liderados a pensar no que essa ferramenta vai trazer de melhor para o consumidor, o colaborador a até para a estratégia da empresa.”

A atual head de TI da Nestlé Brasil decidiu cedo o que queria fazer, entrando em uma escola de computação aos 12 anos. Dois anos depois, trabalhando como assistente de telefonia em uma empresa de advocacia, criou um sistema para ajudar o local a controlar os processos jurídicos publicados no Diário Oficial. “Me lembro de pensar ‘Poxa, que legal, posso usar a tecnologia para transformar a vida das outras pessoas’”.

Formada pela PUC-Campinas em análise de sistemas, Tamara foi a primeira de sua família a ir para a faculdade. Na época, a executiva conta que a disparidade entre homens e mulheres não era tão grande na entrada do curso, mas que muitas meninas iam desistindo ao longo do caminho.

Na sua própria jornada ela afirma que o foco e a paixão foram fundamentais para seguir até o final, mas também atribui grande parte de sua conquista ao apoio dos pais e à inspiração que tinha na avó. Muito independente, a matriarca da família sempre incentivou que todas as netas trabalhassem e tivessem seu próprio sustento.

Apesar de trabalhar desde os 14 anos, Tamara só foi realmente atuar na área de tecnologia durante a faculdade. Primeiro com um estágio realizado por meio da Fundação Bradesco na GLab, e depois, trabalhando como consultora na DataSul, empresa da região de Campinas.

Foi ali que head de TI aprendeu a lidar com diferentes tipos de públicos e abrindo as portas para as próximas organizações que viriam em sua trajetória antes da Nestlé: Unilever, Renault, Atlas Schneider, entre outras.

A cada nova empresa, a executiva reavivava uma aptidão que ela tinha desde criança: o da liderança. E, enquanto mulher, o jeito direto e decidido da avó ajudou nos momentos em que precisava de referência para se posicionar.

“Nós sabemos que as mulheres sempre têm um esforço a mais nessa trajetória. E acredito que importante aprender a se posicionar, passar a mensagem com clareza e segurança.”

Leia mais: “Somos gente servindo gente”, reflete Eliane Garcia Melgaço sobre Algar

Além de participar da associação MCIO, dentro da própria Nestlé a executiva auxilia outras mulheres a desenvolverem essas habilidades, por meio do grupo Mulheres Empoderadas, que conta com mentorias de uma mulher para outra. Inclusive, quando pergunto sobre sua forma de liderar, “inclusiva” é o primeiro adjetivo citado pela head de TI.

“Eu sou uma líder que gosta de dar a palavra para todo mundo, de ter um espaço de escuta ativa no que as pessoas têm para me dizer.”

Ao seu estilo de gestão, ela inclui ainda a priorização e a organização como essenciais. As habilidades foram ainda mais aprimoradas durante a maternidade já que, se hoje Tamara é mãe de um menino de 14 anos, quando entrou na Nestlé, ele tinha apenas cinco meses. Segundo ela, o período foi um dos mais intensos de sua vida, mas também trouxe aprendizados valiosos.

“Nós não podemos romantizar. Era uma época em que eu estava começando aqui, então tinha muito o que provar ainda. Foi preciso ter disciplina, organizar meus horário e claro, é superimportante ter uma rede de apoio e que o marido faça a parte dele.”

Além do filho, a executiva também tem dois enteados, ambos maiores de idade e que também seguiram na área de Tecnologia. Aos contar sobre os dois, Tamara fala sobre a importância de se acreditar em um sonho. “Isso não é só para tecnologia, mas eu acho que a gente não pode desistir do sonho. Sempre falei para a minha enteada mais velha e outras mulheres da companhia: lute pelo que você acredita, busque outras mulheres para se inspirar e faça.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Bella Winckler Matrone

Bella Winckler Matrone é repórter do IT Forum. Formada em jornalismo pela PUC-Campinas, desde 2018 se dedica a pautas ligadas à temas ESG, com forte ênfase ambiental. Possui passagens pela TV Record e assessorias de imprensa de instituições como a CUFA (Central Única das Favelas) e a Garena, com o jogo Free Fire. Atua no IT Forum, cobrindo tecnologia e inovação, desde 2024.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.