티스토리 수익 글 보기

티스토리 수익 글 보기

Brasil sobe quatro posições em ranking de competitividade digital - IT Forum

Brasil sobe quatro posições em ranking de competitividade digital

Anuário do World Competitiveness Center, feito em parceria com a Fundação Dom Cabral, analisa capacidade de incorporação de tecnologias digitais

Author Photo
10:40 am - 06 de novembro de 2025
Imagem: Shutterstock

O Brasil subiu quatro posições no Ranking Mundial de Competitividade Digital 2025, divulgado e produzido pelo IMD World Competitiveness Center (WCC) – para dados do País, a Fundação Dom Cabral (FDC) é parceira. Agora o Brasil está na 53ª posição, frente ao 57ª do ano passado. O estudo avalia a capacidade de 69 economias para incorporar tecnologias digitais e transformá-las em inovação, eficiência e desenvolvimento.

O Brasil melhorou nos três fatores analisados: tecnologia (58º), conhecimento (56º) e prontidão para o futuro (50º) – este último com o maior progresso, subindo três posições. O resultado sinaliza, segundo os autores, uma “recuperação da competitividade digital brasileira”.

Leia mais: IA agêntica: 97% das grandes empresas têm orçamento já empregado

A metodologia combina dados estatísticos de fontes internacionais e percepções de executivos sobre 61 indicadores, que vão do conhecimento à infraestrutura tecnológica e à capacidade de adaptação.

Suíça, Estados Unidos e Singapura ocupam as três primeiras posições do ranking global. A edição de 2025 incorporou três novas economias ao estudo: Quênia, Omã e Namíbia.

Destaques brasileiros

O Brasil se destacou em produtividade de publicações por pesquisas (9º lugar), investimentos privados em inteligência artificial (16º), número de robôs em educação e P&D (17º), uso de serviços públicos online (19º) e uso de smartphones (19º). Para Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação, IA e Tecnologias Digitais da FDC, os resultados “reforçam o fortalecimento da economia do conhecimento e a aproximação entre universidades, centros de pesquisa e empresas” no País.

Ainda limitam o avanço nacional a baixa transferência de conhecimento (65º lugar), a escassez de capital de risco (64º) e a atração de talentos estrangeiros (63º). Para os pesquisadores, esses fatores revelam a necessidade de mais políticas de integração entre universidades e empresas, estímulo a investimentos em inovação e maior abertura à mobilidade de profissionais qualificados.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.